POLÍTICA EDITORIAL

A revista PMO tem como foco a publicação de artigos acadêmicos sobre temas relacionados com o universo do ensino e da aprendizagem da Matemática em seus múltiplos aspectos, incluindo (mas não limitado a):

artigos resultantes de monografias, dissertações e teses dos programas de graduação e pós-graduação;

relatos de experiência e artigos que apresentem propostas de abordagens didáticas diferenciadas sobre conteúdos tradicionais ou não tradicionais dos vários níveis de ensino (Fundamental, Médio e Superior);

Os relatos de experiência devem contemplar uma descrição detalhada do desenvolvimento das atividades com observações e reflexões do autor. Monografias, dissertações e teses não serão publicadas integralmente: espera-se do autor uma apresentação condensada e consistente das ideias e resultados principais de seu trabalho. São especialmente bem-vindas propostas explicitando o uso de softwares, vídeos, páginas de Internet, materiais manipulativos, dentre outras possibilidades. Os artigos submetidos não precisam ser originais no sentido de pesquisa, mas devem ser inéditos, isto é, eles não podem ter sido publicados anteriormente.

 

COMO PUBLICAR

Os artigos devem ser submetidos para o seguinte e-mail pmo@sbm.org.br usando-se os modelos disponíveis aqui: modelo-pmo.docx (Word) ou modelo-pmo.zip (LATEX). Recomendamos que o texto completo (incluindo referências bibliográficas) não exceda 20 páginas. Excepcionalmente serão aceitos artigos com mais do que 20 páginas, desde que o autor justifique essa necessidade. A revista incentiva fortemente o uso de figuras coloridas. Caso o autor deseje, recursos interativos (applets, animações, vídeos, etc.) que acompanham um artigo aceito poderão ser hospedados na página da revista como material suplementar. Embora a revista aceite submissões no formato do Word, uma vez aprovado o artigo para publicação, o autor deverá providenciar uma versão em LATEX usando o modelo disponível nesta página.

Importante: é de inteira responsabilidade dos autores que seu artigo esteja de acordo com a Lei dos Direitos Autorais – Lei Número 9.610 de 19 fevereiro de 1998 (incluindo o uso de sites, imagens e vídeos da Internet).

Estamos aceitando novas submissões!