VOLUME 1 – NÚMERO 1 – 2013 – ISSN 2319-023X
Atividades Que Podem Propiciar O Desenvolvimento do Raciocínio Funcional no Alunado do Ensino Médio e Universitário Inicial

Atividades Que Podem Propiciar O Desenvolvimento do Raciocínio Funcional no Alunado do Ensino Médio e Universitário Inicial

Autora: Gilda de La Rocque Palis

Neste artigo discutimos algumas das dificuldades dos alunos com o conceito de função nas disciplinas de matemática na transição do ensino médio para o superior. Dentre elas a extrema aderência à concepção de função como expressão algébrica e dificuldades encontradas na resolução de problemas de otimização de enunciado verbal. Sugerimos atividades apoiadas em gráficos estatísticos e em problemas de otimização que podem promover um avanço na construção da concepção de função por parte dos alunos.

Primos - Da Aleatoriedade ao Padrão

Primos – Da Aleatoriedade ao Padrão

Autores: Roberto Luiz Spenthof e Josiney Alves de Souza

Neste artigo apresentamos um histórico do estudo dos números primos, acompanhado de demonstrações de alguns resultados fundamentais, como a infinitude e o Teorema Fundamental da Aritmética. Comparamos as estimativas de Gauss, Legendre e Riemann para a contagem dos números primos, seguindo os passos desses matemáticos na busca pelo padrão que rege a distribuição desses números. Após uma breve exposição da Hipótese de Riemann, discutimos sobre as consequências de uma possível demonstração. Concluímos apresentando sugestões de atividades para aprofundamento do assunto no ensino básico.

O Uso de Ambiente de Geometria Dinâmica como Subsídio para A Caracterização das Funções Quadráticas

O Uso de Ambiente de Geometria Dinâmica como Subsídio para A Caracterização das Funções Quadráticas

Autores: Alan Gomes de Oliveira e Fabio Antonio Dorini

Este artigo, oriundo de parte de uma Dissertação de Mestrado, sugere atividades desenvolvidas em GeoGebra que, baseadas no teorema de caracterização das funções quadráticas, abrangem a identificação de funções quadráticas em situações que relacionam objetos geométricos sem o uso, a priori, das representações algébricas e/ou gráficas.

Frações, Sua Representação Decimal e A Calculadora

Frações, Sua Representação Decimal e A Calculadora

Autoras: Dora Soraia Kindel e Erika Favoretto

Neste artigo, apresentamos a análise das observações e generalizações feitas pelos alunos de uma turma do 8º ano regular do Ensino Fundamental II de uma escola da zona sul do Rio de Janeiro. As atividades propostas solicitavam aos alunos que transformassem frações ordinárias em números decimais usando a calculadora e comparassem os resultados para identificar aspectos comuns e não comuns. Os resultados revelam conclusões bem interessantes do ponto de vista matemático considerando a faixa etária dos alunos.

Disco de Poincaré: Uma Proposta para Explorar Geometria Hiperbólica no GeoGebra

Disco de Poincaré: Uma Proposta para Explorar Geometria Hiperbólica no GeoGebra

Autores: Ricardo Silva Ribeiro e Maria Alice Gravina

Este artigo traz uma proposta de inserção de novo conteúdo na matemática escolar. Trata-se da exploração da geometria hiperbólica em ambiente de geometria dinâmica. Para isto foi feita a construção do micro-mundo Disco de Poincaré, usando-se o software GeoGebra. O menu construído permite a realização de atividades que tratam as ideias da geometria hiperbólica através de comparações com aquelas que são conhecidas e naturais na geometria euclidiana. O artigo apresenta o processo de construção do micro-mundo e também algumas atividades que foram concebidas para serem trabalhadas na escola; nele também são feitas considerações sobre a natureza da geometria e a sua evolução ao longo da história, de forma a contextualizar a proposta.