VOLUME 2 – NÚMERO 1 – 2014 – ISSN 2319-023X

Geometria Fractal no Ensino Médio: Teoria e Prática
Autores: Ivana Resende da Costa Côrtes e Gladson Antunes

Neste artigo apresenta-se uma proposta de atividade tendo como objetivo utilizar a Geometria Fractal no Ensino Médio regular, onde se pode trabalhar alguns conceitos matemáticos em suas diversas áreas, tais como álgebra, cálculo, geometria plana e espacial, progressões e logaritmo de maneira diferente da convencional. Dessa forma, pretende-se reforçar a ideia atual da necessidade de experimentar a~Matemática por caminhos diferentes para além da resolução de exercícios repetitivos e sem nenhum sentido lógico para o aluno. Neste sentido, a Geometria Fractal permite explorar diversos conceitos matemáticos de uma maneira mais dinâmica e criativa, por meio da construção de modelos e tabelas com os resultados das iterações, chegando a uma dedução geral do que está ocorrendo.

Relato De Uma Experiência Com O Software KTurtle Na Simulação De Problemas Envolvendo Probabilidade
Autor: Leonardo Barichello

Este texto relata uma experiência de criação de simulações para problemas envolvendo probabilidades com a ajuda do software KTurtle em uma turma reduzida de alunos de Ensino Médio. O objetivo deste relato é salientar as potencialidades deste software neste contexto específico e para introduzir estudantes ao mundo da programação de computadores e ao pensamento computacional.

Matemática Elementar e Saber Pedagógico de Conteúdo – Estabelecendo Relações
Autores: Leticia Rangel, Victor Giraldo e Nelson Maculan

Este trabalho tem como objetivo investigar a identificação de partes elementares da Matemática (no sentido de Klein, 2009, 2010, 2011) por professores da escola básica, e as possíveis implicações dessa identificação para a construçãoo do saber pedagógico de conteúdo (no sentido de Shulman, 1986). A pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo coletivo com um grupo de professores, em torno do tema números racionais.