VOLUME 4 – NÚMERO 1 – 2016 – ISSN 2319-023X

História, Resolução Numérica e GeoGebra no Ensino de Equações Algébricas
Autores: Rubens Robles Ortega Junior e Thiago Phelippe Abbeg

Este trabalho propõe uma metodologia alternativa para o estudo tradicional de Equações Algébricas, sugerindo a consideração de três componentes: visão histórica do tema, implementação de um método numérico, o da Bisseção, e utilização do aplicativo GeoGebra. Tem como objetivo principal completar uma lacuna presente na formação dos estudantes do Ensino Médio, pois, basicamente, os métodos de resolução ali apresentados permitem apenas encontrar raízes racionais das equações. Raízes irracionais, de igual importância, são praticamente deixadas de lado. A ideia foi desenvolvida em uma Dissertação de Mestrado do PROFMAT (Abbeg, 2014) e segue o pensamento exposto em (Carneiro, 1999).

Tetração e Superexponenciais
Autor: Marcus Vinicius de Araujo Lima

Apresentamos uma demonstração de que os valores de para os quais a expressão ${a^{{a^{{a^{{\cdot^{{\cdot^\cdot}}}}}}}}}$ está bem definida estão no intervalo $[(1/e)^{e}, e^{1/e}]$. Este fato foi descoberto e publicado por Euler em 1778 e teve várias demonstrações desde então. Nosso interesse é justificar esse fato de modo que tal intervalo surja naturalmente na análise da convergência da expressão acima, usando apenas resultados da primeira disciplina de Cálculo. Nossa abordagem foi baseada nas ideias apresentadas nos artigos da referência.