-
Uma família de identidades trigonométricas
(1615 )
Eduardo Henrique de Mattos Brietzke; 165-177.
-
Demonstrações analíticas em geometria plana
(1372 )
Damião Jeferson de Araújo Souza • Valdinês Leite de Sousa Júnior • Erica Boizan Batista; 178-197.
-
Palavras de Fibonacci e seus fractais
(1251 )
Thiago de Melo • Valdirene Dias Arrabal Brogna; 198-216.
-
Juros simples e compostos: curiosidades e diferenças com uma abordagem utilizando funções do Excel e o Geogebra
(437 )
Luiz Gustavo Martins dos Santos • Gustavo Nogueira V. dos Santos; 217-236.
-
Introduzindo o conceito de sequências e séries numéricas no ensino de dízimas periódicas
(346 )
Paulo Henrique Araujo Lima • Edvalter da Silva Sena Filho; 237-250.
-
Explorando o microscópio USB: um recurso didático de baixo custo e inovador para os laboratórios de matemática das escolas e dos cursos de formação de professores
(250 )
Humberto José Bortolossi; 251-257.
-
Uma forma criativa de se multiplicar por 9
(561 )
Enzo Gouvea de Oliveira Pimenta • Marcos Tadeu de Oliveira Pimenta; 258-262.
-
Compartilhando práticas com os pacotes gráficos LaTeX ‘Animate' e ‘TikZ’ na educação matemática elementar
(256 )
Flank D. M. Bezerra; 263-283.
-
Probabilidade Geométrica, o Método de Monte Carlo e estimativas de 𝜋
(181 )
Igor Dutra Cavalcante • Gregório Silva Neto; 284-306.
-
Desafio de miniplanadores: unindo a teoria à prática
(116 )
Letícia Maria Miquelin • Gilberto Caetano da Silva Junior; 307-317.
-
Volume 12 – Número 1 – 1-164 – Completo
(238 )
-
Teoria Matricial dos Grafos: uma proposta para ser trabalhada no Ensino Médio
(2440 )
Hugo Santos Nunes • Gisele Costa da Silva; 1-19.
-
Ensino e aprendizagem de métodos numéricos para resolução de sistemas lineares utilizando a ferramenta Google Colaboratory
(1164 )
Valdex de J. Santos • Danton R. da Costa Pitombo • Marinilton J. O. Lima Júnior • Lucas R. de Souza Meira • Victor Bastos G. Moura; 20-39.
-
Uma fórmula curiosa para os números de Fibonacci
(1381 )
Eduardo Henrique de Mattos Brietzke; 40-57.
-
O baricentro como ponto crítico de uma função
(1262 )
Ruthyelen Cristina Machado de Freitas • Rogério César dos Santos • Fabio Couzzi Velasco; 58-71.
-
Explorando QR Codes como Recurso Didático na Educação Matemática
(1268 )
Rodrigo Araujo de Souza • Thainá Lopes Ferreira • Weslaine Herzog Santos •Alcebiades Dal Col; 72-90.
-
Maximização Angular (revisitação ao problema de Regiomontanus)
(743 )
Antonio Cardoso do Amaral • Sandoel Vieira; 91-102.
-
Estudando funções e algoritmos por meio de origamis
(1101 )
Alice Kozakevicius • Maite Kulesza; 103-123.
-
Algumas Propriedades dos Ternos Quase Pitagóricos
(1148 )
Jessé Garcia de Faria Martinho da Costa Araujo; 124-140.
-
A análise matemática do jogo da velha: conceitos, estratégias e aplicações
(1354 )
Lucas Machado Fernandes; 141-151.
-
Sequências de Fibonacci Generalizadas e Números Metálicos
(407 )
Marcio Costa Araújo Filho • Valder Cezar Izato de Araújo; 152-164.
-
Volume 11 – Número 1 – 1-193 – Completo
(748 )
-
Mosaicos e ladrilhamentos com o uso do GeoGebra
(2801 )
Jhone Lima Santos • André Nagamine; 1-20.
-
Falando sobre o infinito no ensino médio
(3303 )
Iago de Andrade Dantas • Fagner Lemos de Santana; 21-29.
-
O modelo logístico de Verhulst sujeito a incertezas na condição inicial
(1380 )
Everson Luiz Ricordi • Fabio Antonio Dorini; 30-49.
-
Animações para o ensino de Matemática usando o Manim–Python
(2419 )
Eric Satoshi Suzuki Kishimoto • Vitor Rafael Coluci; 50-64.
-
As figuras geométricas e modelos de moléculas
(3013 )
Roberto Ribeiro Paterlini; 65-80.
-
Tesselações: Ladrilhos de Penrose e sua construção com o GeoGebra
(2317 )
Astor Neto • Caio Loss • Matheus Silva • Sandra Maria • Alcebiades Dal Col; 81-96.
-
Girando sólidos platônicos ou como visualizar grupos finitos
(1148 )
Guilherme da Costa Cruz; 97-112.
-
Ensino de matemática para o mercado financeiro: um iPhone ou ações da Apple?
(2074 )
Ronie P. Dario • Felippe L. Sirtoli • Hugo H. Bernardelli • João L. Gonçalves; 113-149.
-
Um novo olhar sobre crescimento ou decrescimento percentual: valores negativos
(1412 )
Walfrido Campos • Thiago Yukio Tanaka • Airton Castro; 150-174.
-
Princípios Combinatórios: Bijeção, Reflexão e os Números de Catalan
(1852 )
Gabriel Araújo Guedes • Ricardo Nunes Machado Junior; 175-193.
-
Volume 11 – Número 2 – 194-338 – Completo
(513 )
-
Três diferentes provas de que as razões entre números consecutivos de Fibonacci convergem para o Número de Ouro
(1666 )
Míriam S. Caneiro • Karen E. Nobokite • Marco Antonio de A. Fernandes; 194-204.
-
Atividade didática envolvendo o funcionamento do GPS
(1553 )
Victor Rigoni de Lima • Abraão Santana Pezente • Douglas Gusmão Ferreira • Alcebiades Dal Col; 205-214.
-
Olimpíadas de Matemática: Aritmética e resoluções de problemas
(1666 )
Manoel Rodrigues de A. Neto • Wállace M. de Sousa; 215-234.
-
Ensaio interdisciplinar para o ensino de limite utilizando o GeoGebra
(1555 )
Maria Cristina Elyote • José Antonio P. F. Marão; 235-251.
-
Desestigmatizando a notação e os diagramas matemáticos
(1645 )
Humberto José Bortolossi • Lhaylla dos Santos Crissaff • Wanderley Moura Rezende; 252-261.
-
O pensar matemático no processo de resolução de problemas
(1723 )
Stênio Rocha Silva • Leandro Antunes; 262-274.
-
Uma experiência concreta na Aritmética Modular: Chryzodes.
(1513 )
Dionatan Miguel Fiorin Konageski • Mari Sano; 275-294.
-
Função polinomial do segundo grau com o Lumibot-CoppeliaSim
(1339 )
Cássio Lima Macedo • Cleidinaldo Aguiar Souza; 295-314.
-
A geometria analítica do máximo da razão entre duas formas quadráticas
(1100 )
Lucas Monteiro Chaves • Maria do Carmo P. de Toledo Costa • Carlos José dos Reis; 315-325.
-
O problema de Langley: uma abordagem natural
(1161 )
Jamil Ferreira • Fábio Corrêa de Castro; 326-338.
-
Uma investigação sobre a dualidade dos poliedros regulares convexos
(1208 )
Maxwell Aires da Silva • Allisson Henrique Leite Cabral • Luciana Roze de Freitas; 339-357.
-
A conjectura de Galileu e o movimento em queda livre
(789 )
Jaime Bruck Ripoll; 358-360.
-
Inteiros Gaussianos
(847 )
Lídia Charra • Alves Renan da Paixão Moura • Eleonesio Strey; 361-379.
-
Determinantes de Hurwitz para verificar quando polinômios possuem somente raízes reais.
(730 )
Fábio Rodrigues Lucas • Oyran Silva Raizzaro; 380-388.
-
Raiz quadrada: complexa ou real?
(1675 )
José Carlos Magossi; 389-395.
-
Um resgate histórico-didático do trabalho original sobre a Versiera de Agnesi (a bruxa de Agnesi) para ser usado em sala de aula: entendendo a Matemática para discutir a questão de gênero na Ciência
(1136 )
Daniel C. de Morais Filho • Leticia Dornellas Dias • Luis Filipe R. C. da Silva • Bruna Alves da Silva Santos; 396-413.
-
Modelagem discreta através de exemplos
(1366 )
Humberto Luiz Talpo • Marcus Vinícius de Araújo Lima; 414-426.
-
Análise de soluções apresentadas pela Inteligência Artificial ChatGPT em problemas de probabilidade
(648 )
Raylson Bernardo; 427-444.
-
Percepção visual e pensamento geométrico sobre algumas funções trigonométricas inversas
(980 )
Flank David Morais Bezerra • Carlos Bocker Neto; 445-461.
-
Dualidade: construção do tetraedro triakis a partir do tetraedro truncado via mediatrizes
(796 )
Maxwell Aires da Silva • Gustavo da Silva Araújo • Állisson Henrique Leite Cabral; 462-477.
-
Algumas relações entre os números consecutivos de Pell e a razão de Prata
(1400 )
Marcia A. G. Teixeira • Irene M. Craveiro • Enoque S. Reis; 478-490.
-
A sequência de Padovan generalizada, números harmoniosos e obras de arte
(1376 )
José Antonio Salvador • Ana Cláudia Manzoli • João Carlos Vieira Sampaio; 491-504.
-
Python™ com o Google Colab para entender conceitos básicos de Cálculo Diferencial e Integral
(1014 )
Gilcilene Sanchez de Paulo • Caroline Viezel • Isabella Lopes Corrêa; 505-524.
-
Volume 10 - Número 1 - 1-162 - Completo
(778 )
-
Técnicas para resolução de equações Diofantinas lineares
(3278 )
Egidio Costa Filho • Márcio Lúcio Rodrigues • Orlando Eduardo da Silva Ferri; 1-20
-
Generalização da integral de Fresnel
(1770 )
Joilson Ferreira de Carvalho • Paulo Sérgio Costa Lino; 21-28.
-
A lei de Poiseuille como motivadora para o ensino de Cálculo
(1735 )
Gabriel Fernandez Ferrari Melo • Juscimar da Silva Araujo; 29-47.
-
Uma adaptação da definição de corpo para o Ensino Fundamental: resolução de equações por meio dos elementos neutro e oposto
(2624 )
Ivana Manfio Cocco • Luciane Gobbi Tonet; 48-64.
-
O pacote Shiny na criação de applets para o ensino de Funções Matemáticas e Estatística Descritiva na Educação Básica
(2673 )
Paula Ribeiro dos Santos • Izabela Regina Cardoso de Oliveira • Evelise Roman Corbalan Góis Freire; 65-75.
-
O Teorema de Kontsevich e os intercâmbios polinomiais
(1842 )
Adailton José da Silva • Amanda Gonçalves Saraiva Ottoni • José Eloy Ottoni; 76-91.
-
Sequência de atividades didáticas utilizando espirógrafo
(2111 )
Fernando de Oliveira Cezarino • Marcelo Firer; 92-108.
-
Uma revisão sistemática do ensino de matemática para estudantes com transtornos do espectro autista
(2712 )
Karina de Kassia Abreu • Evelise Roman Corbalan Góis Freire; 109-127.
-
Um outro olhar sobre as indeterminações
(2733 )
Diego Mathias Desanti • Roy Wilhelm Probst; 128-148.
-
As seções cônicas, as primeiras leis de Kepler e o paraboloide de revolução
(1646 )
Gilsânia Abreu Lopes Ribeiro • Jean Fernandes Barros; 149-162.
-
Volume 10 – Número 2 – 163-276 – Completo
(1121 )
-
O retângulo de prata, a razão de prata e sua relação com a sequência de Pell
(3388 )
João Luzeilton de Oliveira; 163-181.
-
Contando quadrados coloridos com o Lema que não e de Burnside
(2773 )
Diogo Diniz • Caio Antony Gomes; 182-194.
-
Alguns Números 2-Quasemonodígitos Primos
(4589 )
Fernando Soares de Carvalho • Eudes Antonio Costa; 195-202.
-
Sombras de triângulos ao sol: uma demonstração algébrica elementar do Teorema de Lhuillier em geometria espacial
(2182 )
Victor Ibrahim Santos El Adji • Humberto José Bortolossi; 203-209.
-
Relacionando critérios de divisibilidades com sistemas de numeração
(2769 )
Thiago Rodrigues Cavalcante • Rafael Pimenta Alves; 210-223.
-
Um erro interessante ou sequências log-côncavas e o triângulo de Pascal
(1669 )
Eduardo Henrique de Mattos Brietzke; 224-236.
-
Determinante nulo e sistemas lineares
(2794 )
Claudemir Aniz • João Vitor Campos Torrezan; 237-247.
-
Ensino de matemática por meio de jogos on-line
(3586 )
Glaucia Maria Bressan • Daniela Schmidt Caminhas • Claudia Brunosi Medeiros; 248-255.
-
Discriminantes de polinômios com uma variável
(2596 )
Alberis L. de Souza • Wállace M. de Sousa; 256-265.
-
Parábolas versus logaritmos: intersecções
(2526 )
José Carlos Magossi • Antônio César da Costa Barros; 266-276.
-
Volume 10 – Número 3 – 277-439 – Completo
(874 )
-
Generalização do Mapa Logístico como estratégia de ensino de Sistemas Dinâmicos
(2688 )
Cássio Kiechaloski Correia de Mello • André Fabiano Steklain Lisbôa; 277-291.
-
Uma prova geométrica do Problema da Basileia
(2595 )
Darlan Ferreira de Oliveira • Joãonito de Jesus Santos; 292-305.
-
Uma proposta para o cálculo de áreas de polígonos utilizando o GeoGebra
(2363 )
Glaucia Maria Bressan • Patricia Spati • Elenice Weber Stiegelmeier; 306-319.
-
Ensino não presencial de Cálculo 3: relato de experiência
(2385 )
Marcus V. Lima • Humberto L. Talpo • Luiz Hartmann; 320-331.
-
Equações diofantinas lineares e não lineares: uma abordagem por meio de questões de Olimpíadas de Matemática
(2356 )
Érick C. A. do Nascimento • Thiago Yukio Tanaka • Barbara Costa da Silva; 332-352.
-
Triplos pitagóricos e as interações entre álgebra, geometria e aritmética
(5163 )
Rubens Vilhena Fonseca • Ana Paula Sales Brito • Gabriel Dias de Pinho • Yuri Albino Marigliani • Richard Campos Vilhena Fonseca; 353-377.
-
Grupos diedrais e simetrias da circunferência: uma abordagem geométrica
(2021 )
Alan de Araújo Guimarães • Francisco Thiarly Alves de Souza; 378-387.
-
O conceito de medida, o continuum e o discreto
(2402 )
José Carlos Magossi • Vania Rosa Figueiredo Izidoro; 388-411.
-
Uma fórmula para o número de permutações circulares com repetição via ações de grupos
(2187 )
Guilherme F. S. Silva • João A. M. Gondim; 412-419.
-
Inteiros de Eisenstein
(2413 )
Renan da Paixão Moura • Edinaldo Junior Teles de Oliveira • Eleonesio Strey; 420-439.
-
Volume 10 – Número 4 – 440-597 – Completo
(783 )
-
Simplificando a resolução da equação do terceiro grau
(3758 )
João Francisco da Silva Filho • Odete Elana Sousa Pereira • Fábio Cézar Silveira de Castro; 440-453.
-
Redes Neurais no Ensino Básico
(4281 )
Márcio Batista • André Oliveira Martins; 454-481.
-
O GeoGebra como ferramenta de apoio ao entendimento de demonstrações em Geometria.
(3080 )
Hilário Alencar • Larissa Cândido • Ronaldo Garcia • Carmen Mathias; 482-501.
-
Um estudo sobre as equações do segundo grau e suas concepções no Exame Nacional do Ensino Médio
(1662 )
José Edmilson Melo da Silva • Aldo Trajano Lourêdo; 502-518.
-
Uma aplicação dos teoremas de Fermat e Rolle
(1666 )
Antônio Carlos Bastos Sousa; 519-529.
-
A Decomposição de números racionais positivos em frações egípcias: Os Teoremas de Fibonacci/Sylvester e Erdös/Stein e um correspondente Applet JavaScript
(2350 )
Humberto José Bortolossi • Catharine de Oliveira Lobo Fernandes Martins; 530-540.
-
Discalculia como transtorno de aprendizagem da matemática: discussão necessária na formação docente
(2383 )
Alana Cavalcanti Alves • Vinícius Martins Varella; 541-557.
-
A Intuição Matemática e o estudo da Lineabilidade
(2413 )
Gustavo Araújo • Eudes Marinho; 558-572.
-
O Método de Lill e uma aplicação de origamis às equações de 3º grau.
(963 )
Anita Boaventura Carneiro • Nilton Moura Barroso Neto; 573-586.
-
O Teorema de Van Aubel com triângulos: nova prova e uma razão encontradas
(1530 )
Rogério César dos Santos; 587-597.
-
Volume 10 – Número 5 – 598-662 – Completo
(794 )
-
Ensino-aprendizagem de Cálculo durante o Ensino Remoto na Universidade Federal do Pará
(1761 )
Juliana Silva Canella • Jean Lelis • Marcel Vinhas • Fernanda Chocron Miranda • Júlia Marina Quemel Matta • Marianne Kogut Eliasquevic; 598-618.
-
O Jogo Nim, sua estratégia de vitória e uma nova forma de jogar com foco na educação básica
(2881 )
Ana Carolina Vargas Frederico • Christine Sertã Costa; 619-634.
-
Inversão por círculos como aplicação dos números complexos
(1561 )
Miguel V. S. Frasson; 635-645.
-
Uma proposta para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas de acordo com a BNCC: mediada pelo GeoGebra e resolução de problemas
(2564 )
Eudes Antonio Costa • Vilmar Costa Silva • Jabson da Cunha Silva; 646-662.
-
Volume 9 - Número 1 - 1-239 - Completo
(887 )
-
Aplicação de jogos de pôquer através de tecnologias digitais para ensino de probabilidade
(1375 )
Marco Antônio Ribeiro • Carla Guimarães Regina Brighenti; 1-20.
-
Atividades com o Tangram no ensino remoto: uma abordagem envolvendo o Desenho Universal para a aprendizagem
(1190 )
Isaura Aparecida Torse de Almeida • Dandara Lorrayne do Nascimento; 21-35.
-
Variações de Parâmetros em Funções: proposta e experiência didática remota com o GeoGebra
(1354 )
Edson Agustini • Érika M. C. Lopes; 36-56.
-
Lives no Instagram envolvendo matemática no dia a dia: contribuições do projeto “Sem mais nem menos on-line” para estudantes e professores da Educação Básica
(1353 )
Viviane de Oliveira Santos • Erenilda Severina da Conceição Albuquerque • Késsia Tatiane Rodrigues dos Santos • Wanessa Cavalcanti Oliveira; 57-75.
-
Estratégia para o Ensino Remoto: criação e uso de um ambiente virtual de aprendizagem como alternativa para as aulas não presenciais de Matemática
(1277 )
Luiz Paulo Corradi Moura; 76-87.
-
Sequência Fedathi na prática : Mediação docente em uma sessão didática sobre conjuntos no grupo de educação matemática do laboratório multimeios (GEM²)
(1260 )
Carlos Henrique Delmiro de Araújo • Milínia Stephanie Nogueira Barbosa Felício • Daniel Brandão Menezes • Hermínio Borges Neto; 88-102.
-
Enquadrando Pitágoras: uma experiência de ensino com alunos do 8°ano do Fundamental
(1397 )
Carlos Eduardo Ladeira • Vidigal Fernanda Aparecida Ferreira; 103-120.
-
Duas experiências de ensino remoto no curso de Licenciatura em Matemática da Unicamp
(1075 )
Leonardo Barichello Marcelo Firer • Rita Santos Guimarães • Letícia Fernandes Soriani; 121-138.
-
Processos avaliativos em Matemática para o sexto ano do ensino fundamental via gameficação: relato de experiência
(1354 )
Augusto Ribeiro de Almeida • Luciano A. Magrini; 139-155.
-
O mapa mental como objeto de aprendizagem: critérios de divisibilidade no ensino remoto
(1263 )
Ariane Aparecida Roque Pereira Horta; 156-165.
-
O Ensino de Geometria através do Floorplanner
(1347 )
Elias Pereira de Souza Junior; 166-173.
-
Experiências no ensino de matemática durante o ensino remoto emergencial na Unicamp
(1341 )
Ricardo Miranda Martins • Mahendra Prasad Panthee • Diego Sebastian Ledesma; 174-186.
-
A resolução de problemas de geometria com o auxílio da plataforma Virtual Math Teams e do software GeoGebra
(1394 )
Bruna Luana Züge • Renan Severo Ferreira • Sabrina Paris de Lima • Carmen Vieira Mathias; 187-200.
-
Criação de videoaulas: O protagonismo do aluno como elemento motivador
(1235 )
Lucas Sicupira Vinícius Mello; 201-216.
-
Múltiplas estratégias de ensino na disciplina de cálculo: relato de uma experiência e das percepções dos estudantes.
(1367 )
Márcio Rostirolla Adames • João Luis Gonçalves Mateus Bernardes; 217-226.
-
Gamificando as aulas de matemática em um ambiente virtual de aprendizagem
(1333 )
Edson Henrique da Silva • Erica Boizan Batista • Glauber Marcio S. Pereira; 227-239.
-
Volume 9 - Número 2 - 240-388 - Completo
(810 )
-
Estimando probabilidades por simulações computacionais
(1944 )
Lúcio S. Fassarella; 240-251.
-
E quando as outras ciências influenciam as ciências exatas? Ou... Em defesa de um ensino transversal
(1423 )
Nícolas de Araújo Moreira; 252-260.
-
Uma observação sobre as definições das funções seno e cosseno
(1662 )
Daniela Maria Grande Vicente • André Vicente; 261-278.
-
Uma sequência infinita de radicais encaixados
(1509 )
Élis Gardel Mesquita • Thiago R. Cavalcante • Valdemiro Carlos S. S. Filho; 279-295.
-
O uso de ferramentas computacionais na construção de contraexemplos para um teorema de Fiedler-Nikiforov sobre grafos hamiltonianos
(1265 )
Anderson Luiz P. Porto • Marcelle Fernanda R. Xavier • Douglas F. G. Santiago; 296-312.
-
Frações contínuas para a resolução da equação de Pell
(1304 )
Leomar dos Santos Veras • Juscimar da Silva Araujo • Ana Clara de Aguiar Sousa; 313-323.
-
Uma proposta para o ensino de probabilidades utilizando jogos e materiais manipuláveis
(1302 )
Thallia Aline Ramos • Glaucia Maria Bressan; 324-331.
-
Aplicação de métodos de otimização multiobjetivo para resolver o problema da dieta
(1213 )
Rúbia Mara de Oliveira Santos • Ronaldo Faria Garcia; 332-339.
-
Estudo de modelos para epidemias no curso de Cálculo Numérico
(3159 )
Julia Beatriz Meira • Bruno Telch dos Santos; 340-368.
-
A razão áurea e os números de Fibonacci
(1673 )
Yuri Teles Moura; 369-388.
-
Volume 9 - Número 3 - 389-537 - Completo
(867 )
-
Construções geométricas de polígonos regulares e aplicações à trigonometria
(1498 )
José Gilvan de Oliveira • Moacir Rosado Filho • Domingos Sávio • Valério Silva; 389-396.
-
Uma abordagem para o princípio da casa dos pombos no Ensino Fundamental através da resolução de problemas
(1464 )
Simone da Silva Martins • Luciane Gobbi Tonet • Fabiane Cristina Höpner Noguti; 397-411.
-
Pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta de aplicativo
(1372 )
Vagner Campeão • Túlio Oliveira de Carvalho; 412-425.
-
A chakana: dimensão histórica e interdisciplinaridade
(1135 )
Luiz Carlos de Andrade • Rosa García Márquez • Fábio Silva de Souza; 426-442.
-
Polinômios e métodos numéricos interativos
(1401 )
Marlon Péricles da Silva Assis • Márcio Batista; 443-463.
-
Explorando os teoremas de Menelaus e Ceva em questões de olimpíadas de matemática
(1323 )
Jhonata Avelar dos Santos • Pedro Victor S. Freitas • Gilson S. Ferreira Jr. • Thiago Yukio Tanaka; 464-485.
-
Sistema de amortização constante ou Tabela Price: Qual escolher no financiamento habitacional?
(1445 )
Keila Santos • Rubens Ortega; 486-505.
-
O jogo roleta probabilística como possibilidade interdisciplinar para o ensino de probabilidade
(1440 )
Josevandro Barros Nascimento • Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos • Sérgio de Carvalho Bezerra; 506-516.
-
Sobre como Arquimedes obteve suas aproximações 223/71 e 22/7 para o número 𝝅: uma abordagem histórica
(1392 )
Márcio Soares Albertino • Humberto José Bortolossi; 517-530.
-
Conheça os quadriláteros iso-ortodiagonais
(1231 )
Isabelle Garcia da Silva • Rogério César dos Santos; 531-537.
-
Volume 9 - Número 4 - 538-669 - Completo
(921 )
-
Fórmula de Bhaskara: uma abordagem via geometria analítica
(1765 )
Daniel Jeli • Antonio Luís Venezuela; 538-551.
-
Um método de contagem na soma dos termos de uma progressão aritmética
(1724 )
Ana Gabriela Rodrigues Cardoso • Josenildo de Souza Chaves; 552-557.
-
A História dos modelos de Eugenio Beltrami para a geometria hiperbólica
(1347 )
Márcio Rostirolla Adames • Fernanda Mocelin Schena; 558-573.
-
A utilização da modelagem matemática na produção de avalanches em pequena escala
(1295 )
Renan Pereira Santos • Fernando de Carvalho Pires; 574-581
-
Indicativos de algumas alometrias do peixe Deuterodon hastatus (Characidae)
(1318 )
June Cunha de Araujo • Rosa García Márquez • Jorge Corrêa de Araújo • Rosana Souza-Lima; 582-601.
-
O Teorema Japonês para polígonos cíclicos convexos
(1273 )
Italo Francisconi Vieira Júnior • Fábio Silva de Souza; 602-625.
-
Os hidrocarbonetos e a teoria dos grafos
(2335 )
Roberto Ribeiro Paterlini • Romeu C. Rocha-Filho; 626-640.
-
Algumas desigualdades matemáticas: históricas, da Análise e sugestões de atividades para o Ensino Médio
(1480 )
Lucas Bastioni • Ricardo de Sá Teles; 641-662.
-
Estudo sobre o piritoedro
(1282 )
Roberto Ribeiro Paterlini; 663-669.
-
Volume 8 - Número 1 - 1-143 - Completo
(808 )
-
Cortando bolo, pizza e grissini
(1227 )
José Antonio Salvador; 1-20.
-
Métodos de Euler e Runge-Kutta de 4ª ordem por meio de um applet do Geogebra
(1112 )
Flank David Morais Bezerra • Manoel Wallace Alves Ramos; 21-42.
-
O sonho de Lagrange
(1321 )
José Carlos Magossi; 43-63.
-
Sobre um novo método de inversão de matrizes de Vandermonde para solução de recorrências lineareas homogêneas de ordem superior
(1246 )
Lucas S. C. de Sá • Elen V. P. Spreafico; 64-72.
-
Um método alternativo para o cálculo de determinantes
(1240 )
Jadielson Silva de Oliveira • Luiz Antônio da Silva Medeiros; 73-82.
-
Flexágonos
(1175 )
Nara Bobko • Patrícia Massae • Kitani William John Hirt; 83-94.
-
Movimento maker: Um incentivo ao estudo da geometria e a interdisciplinaridade
(1162 )
Barbara Batista dos Santos de Andrade • Luiz Carlos de Andrade; 95-110.
-
Criptografia como ferramenta no ensino da matemática
(1194 )
Cintia K. Rosseto • Suetônio de A. Meira; 111-121.
-
Metodologia baseada em recursos computacionais para a introdução de limites no Ensino Médio
(1611 )
Helena Corrêa Ribeiro • André Fabiano Steklain Lisbôa; 122-137.
-
Uma propriedade “esquecida” sobre área de regiões poligonais
(1189 )
Roberto Ribeiro Paterlini; 138-143.
-
Volume 8 - Número 2 - 144-285 - Completo
(732 )
-
Criptografia na educação básica: das escritas ocultas ao código RSA
(1661 )
Igor Nascimento da Silva • Christine Sertã Costa; 144-155.
-
Sobre a soma dos ângulos planos de ângulos poliédricos convexos
(1206 )
Roberto Ribeiro Paterlini; 156-169.
-
Montando critérios de divisibilidade diferentes
(1237 )
Bruno Ribeiro • Talysson Paulo da Silva; 170-179.
-
Matemática financeira no ensino médio técnico: análise de erros apresentados por alunos do terceiro ano
(1133 )
Maurício de Moraes Fontes • Dineusa Jesus dos Santos Fontes; 180-194.
-
Generalização de um truque matemático
(1134 )
Rogério César dos Santos • Paulo Eduardo de Brito • Wescley Well Vicente Bezerra • Carlos Derli Almeida Cornélio; 195-201.
-
Sobre a soma dos termos de progressões geométricas e métodos numéricos para determinar autovalores e raízes de polinômios
(1287 )
José Claudinei Ferreira; 202-221.
-
Um Método Geométrico para Construção de Ternos Pitagóricos
(1226 )
João Francisco da Silva Filho • Matheus de Oliveira Bandeira; 222-235.
-
Cadeias de Markov: Uma introdução apresentável ao ensino médio com aplicação ao soneto "Amor é fogo que arde sem se ver"
(1280 )
Alicia Maria do Nascimento Amorim • Anna Karla Barros da Trindade • Francisco de Paula
Santos de Araujo Junior; 236-248. -
Modelos populacionais e censo no ensino médio
(1173 )
Jose Rafael Santos Furlanetto • Ligia Liani Barz; 249-263.
-
Experiência didática com o aplicativo Euclidea
(1042 )
Carlos Magno Martins Cosme; 264-285.
-
Volume 8 - Número 3 - 286-421 - Completo
(796 )
-
Um método não convencional para a diagonalização de matrizes 2 × 2
(1156 )
Adilson Francisco da Silva • Josimar da Silva Rocha • Thiago Pinguello de Andrade; 286-297.
-
A matemática e a epidemia
(1201 )
Selma Helena de Jesus Nicola; 298-306.
-
O GeoGebra como recurso na promoção da interdisciplinaridade na educação básica: a geometria das bandeiras
(1345 )
Inês Naves Cunha de Oliveira • Thiago Porto de Almeida Freitas; 307-322.
-
Quadrados e polinômios do segundo grau com o uso do Algeplan
(1147 )
Karina Rodriguez de Fraga • Leandro Sebben Bellicanta; 323-335.
-
Desenvolvimento da disciplina de Cálculo Numérico tendo um modelo em Ecologia como eixo norteador
(1179 )
Bruno Telch dos Santos • Carolina Cominato • Rodrigo Cardoso dos Santos; 336-355.
-
Aplicação do Teorema do Valor Médio ao Ensino Médio
(1274 )
Edney Freitas Grego • Nícolas Alcântara de Andrade; 356-368.
-
Aplicação de modelos não lineares na precificação de passagens aéreas
(1442 )
Juliana de Melo • Roberto Molina de Souza; 369-385.
-
Funções auxiliares nos teoremas clássicos do valor médio
(1615 )
German Lozada-Cruz; 386-400.
-
Sequências numéricas e cálculo de probabilidades associadas a modelos de urnas
(1673 )
Valdivino Vargas Júnior Tiago Moreira Vargas Divaldo P. Fernandes Júnior; 401-415.
-
Um truque com cartas usando a base numérica 3
(1196 )
Miguel V. S. Frasson • Lee Y. Sheng; 416-421.
-
Volume 8 - Número 4 - 422-559 - Completo
(1103 )
-
Trigonometria Indiana: o método das diferenças, as séries de potências do seno, cosseno, e as estimativas de 𝜋
(1227 )
Marcos Rodrigues • Nilton Barroso; 422-439.
-
Provas sem palavras: uma ponte entre a intuição e a linguagem matemática
(1251 )
Regina Cássia de Souza Ortega • Mari Sano; 440-461.
-
Contagem dupla
(1112 )
Edney Freitas Gregório • Luiz Augustavo Almeida Feitoza; 462-469.
-
A família dos poliedros fulerenos
(1676 )
Roberto Ribeiro Paterlini; 470-489.
-
Um modelo matemático (discreto) de propagação de uma doença no Ensino Médio
(1544 )
Carlos Alberto Martins de Assis; 490-494.
-
Números Repunidades: algumas propriedades e resolução de problemas
(2133 )
Eudes Antonio Costa • Douglas Catulio dos Santos; 495-503.
-
Ensino remoto de Matemática: possibilidades com a plataforma Desmos
(1137 )
Gladson Antunes • Michel Cambrainha; 504-520.
-
Algumas desigualdades úteis e o teste da segunda derivada
(1492 )
Eddy Kwessi • Seth Kermausuor • Geraldo de Souza; 521-534.
-
A circunferência de centro na origem como produto de matrizes
(1285 )
Marina França Oliveira • Cleidinaldo Aguiar Souza; 535-550.
-
Progressões aritméticas e geométricas de ordem superior e suas relações
(1175 )
Ruikson S. O. Nunes • Juliano Sanquite Gomes; 551-559.
-
Volume 8 - Número 5 - 560-673 - Completo
(907 )
-
A problemática do quadrado perdido e sua relação geométrica com a sequência de Fibonacci
(1504 )
Luana Paula Goulart de Menezes • Vitor Marques Pereira; 560-566
-
Torres de Hanói de 3 e 4 pinos: abordagens para o Ensino Básico
(1191 )
Débora Borges Ferreira • Edvan Pontes de Oliveira • Francisco Quaranta Neto; 567-589.
-
Números de Stirling do primeiro tipo
(1078 )
Gabriel F. Pinheiro • Irene M. Craveiro • Naiguiel A. da Silva; 590-605.
-
O ensino de Matemática: uma experiência com alunos surdos
(1191 )
Fábio Costa do Amaral • Keidna Cristiane Oliveira Souza • Alcione Marques Fernandes; 606-625.
-
Criptografia RSA na Educação Básica: uma necessidade no mundo atual
(1275 )
Danilo de Araújo Moura; 626-645.
-
Matemática Financeira: uma proposta de abordagem para o Ensino Médio por meio do tesouro direto
(1224 )
Luiz Eduardo da Silva Gomes; 646-673.
-
Volume 7 - Número 1 - 1-156 - Completo
(792 )
-
Resoluções visuais de alguns problemas de matemática da Educação Básica
(1337 )
Hilário Alencar • Larissa Cândido • Milena Farias; 1-19.
-
Cadeia de Markov aplicada à tendência para a formação acadêmica ou técnica, e comparação com a oferta de mercado
(1080 )
George Mamede • Vânia Santos; 20-36.
-
Progressões geométrico-aritméticas e aritmético-geométricas generalizadas
(1086 )
Rogério Rocha; 37-45.
-
Imposto de renda: matemática no cotidiano
(1144 )
Rubia Santos • Maiara Marques; 46-49.
-
Sistema de números reais: intuição ou rigor?
(1257 )
José C. Magossi; 50-65.
-
Álgebra e teoria dos números para olimpíadas
(1408 )
Ana P. Chaves; 66-76.
-
Introdução aos números transcendentes e aos números de Liouville
(1149 )
Lindauriane Vieira • Luiz Feitoza • Diego Lima • Genilson da Silva; 77-94.
-
Caracterizações de convexidade para polígonos simples
(1097 )
Luciano André • Rogério de Aguiar; 95-121.
-
Inteiros algébricos e a questão da comensurabilidade entre o lado e as diagonais de um polígono regular
(1023 )
Ronald S. de M. Pinto • Diego Alves; 122-132.
-
Cálculo integral para o Ensino Médio
(1352 )
Alyrio A. Cordeiro Neto; 133-156.
-
Volume 7 - Número 2 - 157-262 - Completo
(821 )
-
Mínimos quadrados lineares desenvolvidos no contexto do Ensino Médio
(1071 )
Adriano R. de Melo; 157-165.
-
Matemática aplicada ao estudo da área ocupada pelo crescimento de micro-organismos como ferramenta para o ensino da função exponencial
(1116 )
Elizangela K. S. Goldoni; 166-179.
-
O problema do mapeamento no plano
(1191 )
Josimar da Silva Rocha • Rogério César dos Santos • Hudson Rodrigues Armando; 180-184.
-
Uma abordagem para o estudo da função quadrática no conjunto dos números complexos
(1319 )
Roberto do Nascimento Batista • André Fabiano Steklain Lisbôa; 185-194.
-
Bases numéricas na Olimpíada Internacional de Matemática
(1157 )
Juan López Linares • Alexys Bruno-Alfonso • Grazielle Feliciani Barbosa; 195-204.
-
Revisitando as equações do terceiro grau
(1413 )
João Francisco da Silva Filho • Odete Elana Sousa Pereira; 205-214.
-
Característica de Euler-Poincaré para poliedros 𝑛-tóricos
(1006 )
Luciene Parron Gimenes Arantes • Wellen Eder Pedrochi • Rodrigo Martins; 215-225.
-
Geometria diferencial de curvas planas com Geogebra
(1063 )
Rafael Diógenes; 226-233.
-
Uma proposta pedagógica para o ensino de potenciação por meio de atividades lúdicas
(1711 )
Daniely Cristiny Lucas Reghim • Glaucia Maria Bressan; 234-238.
-
O conceito de integrais nos cursos de Cálculo
(1259 )
José C. Magossi • Antônio C. C. Barros; 239-262.
-
Volume 6 - Número 1 - 1-75 - Completo
(840 )
-
O uso do software GeoGebra para o estudo de problemas de otimização no ensino médio
(1346 )
Josenildo Lima • Luciana de Freitas; 1-21.
-
Progressões aritméticas de ordem superior
(1268 )
José Nobre • Rogério Rocha; 35-49.
-
Equações algébricas e decisão do melhor investimento
(1778 )
Ronie Dario • Jeferson da Silva; 22-34.
-
CORDIC: Funções hiperbólicas
(1057 )
Claudemir Aniz • Antônio Giansante; 50-60.
-
Subtração de números inteiros na reta geométrica
(1642 )
Silvio Esquinca; 61-67.
-
A irracionalidade e transcendência de certos logaritmos
(1122 )
Ronald Pinto • Liliana da Costa; 68-75.
-
Volume 5 - Número 1 - 1-30 - Completo
(800 )
-
Implementações aritméticas
(1267 )
Evilson Vieira; 1-10.
-
O uso do GeoGebra no ensino de elipse nas aulas de matemática da Educação Básica
(1184 )
Gracino Rodrigues • Elisabete de Oliveira; 11-30.
-
Volume 4 - Número 1 - 1-21 - Completo
(933 )
-
Tetração e superexponenciais
(1190 )
Marcus Lima; 1-4.
-
História, resolução numérica e GeoGebra no ensino de equações algébricas
(1078 )
Rubens Ortega • Thiago Abbeg; 5-21.
-
Volume 3 - Número 1 - 1-70 - Completo
(928 )
-
Uma proposta de modelagem matemática no ensino-aprendizagem de matrizes
(1239 )
Ademir Costa • Thiago Lopes; 1-9.
-
Investigação matemática com o GeoGebra em uma propriedade dos polígonos
(1069 )
Duelci Vaz • José Eder de Vasconcelos • Osni Filho; 10-18.
-
Progressões geométricas e o estudo da matemática financeira
(1258 )
Márcio Rodrigues • Vitor Petry; 19-30.
-
Entendendo problemas e conceitos em quadros diferentes da matemática
(1256 )
Paulo Teixeira; 31-50.
-
Geometria dinâmica no ensino de transformações no plano
(1241 )
Margarete Medeiros • Maria Gravina; 51-70.
-
Volume 2 - Número 1 - 1-41 - Completo
(827 )
-
Matemática elementar e saber pedagógico de conteúdo – estabelecendo relações
(1254 )
Leticia Rangel • Victor Giraldo • Nelson Maculan; 1-14.
-
Relato de uma experiência com o software KTurtle na simulação de problemas envolvendo probabilidade
(1187 )
Leonardo Barichello; 15-25.
-
Geometria fractal no ensino médio: teoria e prática
(1264 )
Ivana Côrtes • Gladson Antunes; 26-41.
-
Volume 1 - Número 1 - 1-66 - Completo
(1154 )
-
Atividades que podem propiciar o desenvolvimento do raciocínio funcional no alunado do ensino médio e universitário inicial
(2026 )
Gilda Palis; 1-11.
-
Primos: da aleatoriedade ao padrão
(1278 )
Roberto Spenthof • Josiney de Souza; 12-31.
-
O uso de ambiente de geometria dinâmica como subsídio para a caracterização das funções quadráticas
(1362 )
Alan de Oliveira • Fabio Dorini; 32-43.
-
Frações, sua representação decimal e a calculadora
(1440 )
Dora Kindel • Erika Favoretto; 44-52.
-
Disco de Poincaré: uma proposta para explorar geometria hiperbólica no GeoGebra
(1507 )
Ricardo Ribeiro • Maria Gravina; 53-66.