VOLUME 8 – NÚMERO 1 – 2020 – ISSN 2319-023X
-
Cortando bolo, pizza e grissini (1719 )
José Antonio Salvador; 1-20.
-
Métodos de Euler e Runge-Kutta de 4ª ordem por meio de um applet do Geogebra (1039 )
Flank David Morais Bezerra • Manoel Wallace Alves Ramos; 21-42.
-
O sonho de Lagrange (1226 )
José Carlos Magossi; 43-63.
-
Sobre um novo método de inversão de matrizes de Vandermonde para solução de recorrências lineares homogêneas de ordem superior (773 )
Lucas S. C. de Sá • Elen V. P. Spreafico; 64-72.
-
Um método alternativo para o cálculo de determinantes (1597 )
Jadielson Silva de Oliveira • Luiz Antônio da Silva Medeiros; 73-82.
-
Flexágonos (759 )
Nara Bobko • Patrícia Massae Kitani • William John Hirt; 83-94.
-
Movimento maker: Um incentivo ao estudo da geometria e a interdisciplinaridade (813 )
Barbara Batista dos Santos de Andrade • Luiz Carlos de Andrade; 95-110.
-
Criptografia como ferramenta no ensino da matemática (1072 )
Cintia K. Rosseto • Suetônio de A. Meira; 111-121.
-
Metodologia baseada em recursos computacionais para a introdução de limites no Ensino Médio (830 )
Helena Corrêa Ribeiro • André Fabiano Steklain Lisbôa; 122-137.
-
Uma propriedade “esquecida” sobre área de regiões poligonais (867 )
Roberto Ribeiro Paterlini; 138-143.
VOLUME 8 – NÚMERO 2 – 2020 – ISSN 2319-023X
-
Criptografia na educação básica: das escritas ocultas ao código RSA (1009 )
Igor Nascimento da Silva • Christine Sertã Costa; 144-155.
-
Sobre a soma dos ângulos planos de ângulos poliédricos convexos (633 )
Roberto Ribeiro Paterlini; 156-169.
-
Montando critérios de divisibilidade diferentes (898 )
Bruno Ribeiro • Talysson Paulo da Silva; 170-179.
-
Matemática financeira no ensino médio técnico: análise de erros apresentados por alunos do terceiro ano (688 )
Maurício de Moraes Fontes • Dineusa Jesus dos Santos Fontes; 180-194.
-
Generalização de um truque matemático (694 )
Rogério César dos Santos • Paulo Eduardo de Brito • Wescley Well Vicente Bezerra • Carlos Derli Almeida Cornélio; 195-201.
-
Sobre a soma dos termos de progressões geométricas e métodos numéricos para determinar autovalores e raízes de polinômios (420 )
José Claudinei Ferreira; 202-221.
-
Um método geométrico para construção de ternos pitagóricos (466 )
João Francisco da Silva Filho • Matheus de Oliveira Bandeira; 222-235.
-
Cadeias de Markov: Uma introdução apresentável ao ensino médio com aplicação ao soneto "Amor é fogo que arde sem se ver" (464 )
Alicia Maria do Nascimento Amorim • Anna Karla Barros da Trindade • Francisco de Paula Santos de Araujo Junior; 236-248.
-
Modelos populacionais e censo no ensino médio (407 )
José Rafael Santos Furlanetto • Ligia Liani Barz; 249-263.
-
Experiência didática com o aplicativo Euclidea (473 )
Carlos Magno Maritins Cosme; 264-285.
VOLUME 8 – NÚMERO 3 – 2020 – ISSN 2319-023X
-
Um método não convencional para a diagonalização de matrizes 2x2 (719 )
Adilson Francisco da Silva • Josimar da Silva Rocha • Thiago Pinguello de Andrade; 286-297.
-
A matemática e a epidemia (1033 )
Selma Helena de Jesus Nicola; 298-306.
-
O GeoGebra como recurso na promoção da interdisciplinaridade na educação básica: a geometria das bandeiras (650 )
Inês Naves Cunha de Oliveira • Thiago Porto de Almeida Freitas; 307-322.
-
Quadrados e polinômios do segundo grau com o uso do Algeplan (502 )
Karina Rodriguez de Fraga • Leandro Sebben Bellicanta; 323-335.
-
Desenvolvimento da disciplina de Cálculo Numérico tendo um modelo em Ecologia como eixo norteador (685 )
Bruno Telch dos Santos • Carolina Cominato • Rodrigo Cardoso dos Santos; 336-355.
-
Aplicação do Teorema do Valor Médio ao Ensino Médio (648 )
Edney Freitas Gregorio • Nícolas Alcântara de Andrade; 356-368.
-
Aplicação de modelos não lineares na precificação de passagens aéreas (379 )
Juliana Melo • Roberto Molina de Souza; 369-385.
-
Funções auxiliares nos teoremas clássicos do valor médio (301 )
German Lozada-Cruz; 386-400.
-
Sequências numéricas e cálculo de probabilidades associadas a modelos de urnas (334 )
Valdivino Vargas Júnior • Tiago Moreira Vargas • Divaldo P. Fernandes Júnior; 401-415.
-
Um truque com cartas usando a base numérica 3 (330 )
Miguel V. S. Frasson • Lee Y. Sheng; 416-421.
VOLUME 8 – NÚMERO 4 – 2020 – ISSN 2319-023X
-
Trigonometria Indiana: o método das diferenças, as séries de potências do seno, cosseno, e as estimativas de 𝜋. (842 )
Marcos Rodrigues • Nilton Barroso; 422-439.
-
Provas sem palavras: uma ponte entre a intuição e a linguagem matemática (675 )
Regina Cássia de Souza Ortega • Mari Sano; 440-461.
-
Contagem dupla (478 )
Edney Freitas Gregório • Luiz Augustavo Almeida Feitoza; 462-469.
-
A família dos poliedros fulerenos (389 )
Roberto Ribeiro Paterlini; 470-489.
-
Um modelo matemático (discreto) de propagação de uma doença no Ensino Médio (636 )
Carlos Alberto Martins de Assis; 490-494.
-
Números Repunidades: algumas propriedades e resolução de problemas (361 )
Eudes Antonio Costa • Douglas Catulio dos Santos; 495-503.
-
Ensino remoto de Matemática: possibilidades com a plataforma Desmos (565 )
Gladson Antunes • Michel Cambrainha; 504-520.
-
Algumas desigualdades úteis e o teste da segunda derivada (322 )
Eddy Kwessi • Seth Kermausuor • Geraldo de Souza; 521-534.
-
A circunferência de centro na origem como produto de matrizes (310 )
Marina França Oliveira • Cleidinaldo Aguiar Souza; 535-550.
-
Progressões aritméticas e geométricas de ordem superior e suas relações (294 )
Ruikson S. O. Nunes • Juliano Sanquite Gomes; 551-559.
VOLUME 8 – NÚMERO 5 – 2020 – ISSN 2319-023X
-
A problemática do quadrado perdido e sua relação geométrica com a sequência de Fibonacci (509 )
Luana Paula Goulart de Menezes • Vitor Marques Pereira; 560-566.
-
Torres de Hanói de 3 e 4 pinos: abordagens para o Ensino Básico (334 )
Débora Borges Ferreira • Edvan Pontes de Oliveira • Francisco Quaranta Neto; 567-589.
-
Números de Stirling do Primeiro Tipo (206 )
Gabriel F. Pinheiro • Irene M. Craveiro • Naiguiel A. da Silva; 590-605.
-
O ensino de Matemática: uma experiência com alunos surdos (202 )
Fábio Costa do Amaral • Keidna Cristiane Oliveira Souza • Alcione Marques Fernandes; 606-625.
-
Criptografia RSA na Educação Básica: uma necessidade no mundo atual (312 )
Danilo de Araújo Moura; 626-645.
-
Matemática Financeira: uma proposta de abordagem para o Ensino Médio por meio do tesouro direto (358 )
Luiz Eduardo da Silva Gomes; 646-673.
VOLUME 7 – NÚMERO 1 – 2019 – ISSN 2319-023X
-
Resoluções visuais de alguns problemas de matemática da Educação Básica (3742 )
Hilário Alencar • Larissa Cândido • Milena Farias; 1-19.
-
Cadeia de Markov aplicada à tendência para formação acadêmica ou técnica, e comparação com a oferta de mercado (1496 )
Geoge O. Mamede • Vânia G. Brito dos Santos; 20-36.
-
Progressões geométrico-aritméticas e aritmético-geométricos generalizadas (1868 )
Rogério Azevedo Rocha; 37-45.
-
Imposto de renda: matemática no cotidiano (2052 )
Rubia M. O. Santos • Maiara N. B. Marques; 46-49.
-
Sistemas de números reais: intuição ou rigor? (1663 )
José C. Magossi; 50-65.
-
Álgebra e teoria dos números para olimpíadas (1635 )
Ana P. Chaves; 66-76.
-
Introdução aos números transcendentes e aos números de Liouville (998 )
Lindauriane Pereira • Luiz Feitoza • Diego Lima • Genilson da Silva; 77-94.
-
Caracterizações de convexidade para polígonos simples (1017 )
Luciano André • Rogério de Aguiar; 95-121.
-
Inteiros algébricos e a questão da comensurabilidade entre o lado e as diagonais de um polígono regular (227 )
Ronald Simões de Mattos Pinto • Diego Alves; 122-132.
-
Cálculo integral para o Ensino Médio (2460 )
Alyrio A. Cordeiro Neto; 133-156.
VOLUME 7 – NÚMERO 2 – 2019 – ISSN 2319-023X
-
Mínimos quadrados lineares desenvolvidos no contexto do Ensino Médio (864 )
Adriano R. de Melo; 157-165.
-
Matemática aplicada ao estudo da área ocupada pelo crescimento de micro-organismos como ferramenta para o ensino da função exponencial (1179 )
Elizangela K. S. Goldoni; 166-179.
-
O problema do mapeamento no plano (827 )
Josimar da Silva Rocha • Rogério César dos Santos • Hudson Rodrigues Armando; 180-184.
-
Uma abordagem para o estudo da função quadrática no conjunto dos números complexos (869 )
Roberto do Nascimento Batista • André Fabiano Steklain Lisbôa; 185-194.
-
Bases numéricas na olimpíada internacional de matemática (527 )
Juan López Linares • Alexys Bruno-Alfonso • Grazielle Feliciani Barbosa; 195-204.
-
Revisitando as equações de terceiro grau (1117 )
João Francisco da Silva Filho • Odete Elana Sousa Pereira; 205-214.
-
Característica de Euler-Poincaré para poliedros n-tóricos (580 )
Luciene Parron Gimenes Arantes • Wellen Eder Pedrochi • Rodrigo Martins; 215-225.
-
Geometria diferencial de curvas planas com Geogebra (810 )
Rafael Diógenes; 226-233.
-
Uma proposta pedagógica para o ensino de potenciação por meio de atividades lúdicas (641 )
Daniely Cristiny Lucas Reghim • Glaucia Maria Bressan; 234-238.
-
O conceito de integrais nos cursos de Cálculo (708 )
Jose C. Magossi • Antonio César C. Barros; 239-262.
VOLUME 6 – NÚMERO 1 – 2018 – ISSN 2319-023X
-
O uso do software Geogebra para o estudo de problemas de otimização no Ensino Médio (725 )
Josenildo da Cunha Lima • Luciana Roze de Freitas; 1-21.
-
Equações algébricas e decisão do melhor investimento (449 )
Ronie Peterson Dario • Jeferson Santos da Silva; 22-34.
-
Progressões aritméticas de ordem superior (478 )
José Filho Ferreira Nobre • Rogério Azevedo Rocha; 35-49.
-
CORDIC: funções hiperbólicas (383 )
Claudemir Aniz • Antônio Cézare de Araújo Giansante; 50-60.
-
Subtração de números inteiros na reta geométrica (480 )
Silvio Rogério Alves Esquinca; 61-67.
-
A irracionalidade e transcendência de certos logaritmos (639 )
Ronald Simões de Matos Pinto • Liliana Manuela G. C. da Costa; 68-75.
VOLUME 5 – NÚMERO 1 – 2017 – ISSN 2319-023X
-
Implementações aritméticas (494 )
Evilson Vieira; 1-10.
-
O uso do GeoGebra no ensino de elipse nas aulas de matemática da Educação Básica (472 )
Gracino Francisco Rodrigues • Elisabete Duarte de Oliveira; 11-30.
VOLUME 4 – NÚMERO 1 – 2016 – ISSN 2319-023X
-
Tetração e superexponenciais (364 )
Marcus Vinicius de Araujo Lima; 1-4.
-
História, resolução numérica e GeoGebra no ensino de equações algébricas (439 )
Rubens Robles Ortega Junior • Thiago Phelippe Abbeg; 5-20.
VOLUME 3 – NÚMERO 1 – 2015 – ISSN 2319-023X
-
Uma proposta de modelagem matemática no ensino-aprendizagem de matrizes (503 )
Ademir Brandão Costa • Thiago Beirigo Lopes; 1-9.
-
Investigação matemática com o GeoGebra em uma propriedade dos polígonos (343 )
Duelci Aparecido de Freitas Vaz • José Eder Salvador de Vasconcelos • Osni Oliveira de Freitas Filho; 10-18.
-
Progressões geométricas e o estudo da matemática financeira (466 )
Márcio Lúcio Rodrigues • Vitor José Petry ; 19-30.
-
Entendendo problemas e conceitos em quadros diferentes da matemática (340 )
Paulo Jorge Magalhães Teixeira; 31-50.
-
Geometria Dinâmica no Ensino de Transformações No Plano (364 )
Margarete Farias Medeiros • Maria Alice Gravina; 51-70.
VOLUME 2 – NÚMERO 1 – 2014 – ISSN 2319-023X
-
Matemática elementar e saber pedagógico de conteúdo – estabelecendo relações (447 )
Leticia Rangel • Victor Giraldo • Nelson Maculan; 1-14.
-
Relato de uma Experiência com o software KTurtle na simulação de problemas envolvendo probabilidade (354 )
Leonardo Barichello; 15-25.
-
Geometria fractal no ensino médio: teoria e prática (488 )
Ivana Resende da Costa Côrtes • Gladson Antunes; 26-41.
VOLUME 1 – NÚMERO 1 – 2013 – ISSN 2319-023X
-
Atividades que podem propiciar o desenvolvimento do raciocínio funcional no alunado do ensino médio e universitário inicial (724 )
Gilda de La Rocque Palis; 1-11.
-
Primos – da aleatoriedade ao padrão (583 )
Roberto Luiz Spenthof • Josiney Alves de Souza; 12-31.
-
O uso de ambiente de geometria dinâmica como subsídio para a caracterização das funções quadráticas (434 )
Alan Gomes de Oliveira • Fabio Antonio Dorini; 32-43.
-
Frações, sua representação decimal e a calculadora (659 )
Dora Soraia Kindel • Erika Favoretto; 44-52.
-
Disco de Poincaré: uma proposta para explorar geometria hiperbólica no GeoGebra (501 )
Ricardo Silva Ribeiro • Maria Alice Gravina; 53-67.